Cantinho da Vovó

Cantinho da Vovó

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

"Aprendizagem continuada ao longo da vida" de José Armando Valente

O próprio título do texto já é muito sugestivo e totalmente de acordo com as nossas necessidades enquanto profissionais da educação.  Uma pessoa passa um bom tempo da sua vida na escola, mas não passa a vida toda na escola. A sociedade a qual estamos inseridos hoje é complexa demais para termos a utopia de ensinar TUDO para todos os alunos deixando-os prontos para atuarem nesta sociedade. A grande sacada da educação na atualidade é articular um ensino curricular sistematizado com a arte de tornar nossos alunos construtores/buscadores de seus próprios conhecimentos, pois a aprendizagem deve permanecer ao longo da vida.


  Refletindo sobre os comentários  recordei a música da minha formatura de magistério    ....verso da música Coração de Estudante, do sagrado Milton Nascimento. Sempre ouvi com muito gosto e ternura essa canção, poética e política! Mas não tinha reparado no verso maravilhoso: "Coração de Estudante, há que se cuidar da Vida! Há que se cuidar do mundo...tomar conta da Amizade!" Gente, não é lindo e inspirador? Cuidar das pessoas, cuidar do mundo: sustentabilidade humana .


Um comentário:

  1. Olá Vânia...
    Em primeiro lugar parabéns pelo seu blog. Muito lindo e rico...
    Sou Professora PEB-I, PEB-II (Inglês e Português e no último ano lecionei Filosofia, mas não era efetiva, era OFA). Passei em 2001 no Concurso de Diretor de Escola.
    Fui Diretora em São Paulo, ingressei em Itaquaquecetuba, e desde o início em Escola de Ensino Fundamental Ciclo I (700 alunos) e hoje atuo em uma Escola de Ensino Fundamental Ciclo II (5ª. a 8ª.Séries) e Ensino Médio, com 1200 alunos. Sou da Diretoria de Adamantina...
    Qualquer coisa que puder me ajudar com estes jovens eu agradeço, e se precisar pode contar com a minha ajuda também...
    Parabéns mais uma vez, e que DEUS na sua infinita bondade ilumine vc e toda a sua família...
    Abraços da amiga
    Marineidi

    ResponderExcluir